Doutor-Humberto-AdamiPresidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Vice Presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, desde janeiro 2014.

Foi Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, foi Ouvidor Geral da SEPPIR de Ago/2009 até Fev/2011. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1980) e Mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997).

Tem experiência na área de Direito Civil; Trabalhista; Direito Ambiental destacando seu conhecimento sobre a responsabilidade ambiental, e das Relações Raciais, especialmente sobre a discussão sobre ações afirmativas, Lei 10.639/03 (11.645 – Lei de Hiitória da Africa e Cultura afro-brasileira), discriminação racial no mercado de trabalho e racismo institucional. É advogado especialista em ações de enfrentamento ao racismo perante o Supremo Tribunal Federal.

É Sócio da Adami Advogados Associados, e Membro do Conselho Superior e Professor na Universidade Zumbi dos Palmares desde 2001. Ex-presidente da ABAA Associação Brasileira de Advogados Ambientalistas, e ex presidente do IARA Instituto de Advocacia Racial e Ambiental.

Moveu representações ao Ministério Público Federal e dos estados para apuração de desigualdade racial nas Forças Armadas